Segurança no Trânsito – Um problema recorrente

Traffic_in_Brasilia_before_Brazil_

Um problema recorrente

Segurança no Trânsito é um problema crônico em nosso país. Embora os veículos tenham evoluído muito nas últimas décadas, oferecendo níveis cada vez mais altos de segurança, ainda temos muitos acidentes. Até mesmo as estradas atuais são muito melhores que as do passado. A quantidade de veículos nas ruas e estradas aumentou muito, é verdade, mas não se pode creditar a quantidade de acidentes somente a isto.

Dessa forma, levando-se em consideração que as condições de trânsito são razoavelmente boas, podemos apontar que na maioria das vezes, os acidentes automobilísticos são causados pela imprudência dos motoristas.

Educação para o trânsito é um assunto bastante complicado. As mesmas pessoas que são amáveis com suas famílias, boas amigas, bons colegas de trabalho e excelentes profissionais, não raro se revelam motoristas arrogantes e imprudentes. Mais ou menos como o famoso desenho de Walt Disney, “Senhor Andante e Senhor Volante“, publicado em 1950… Parece incrível que passados mais de 60 anos ainda tenhamos os mesmos problemas!

Campanhas de Trânsito

Os departamentos estaduais de trânsito cumprem seu papel ao fazer campanhas sobre Segurança no Trânsito. Muitas vezes, no entanto, estas campanhas adotam um tom muito sisudo, apelativo ou até mesmo punitivo. Isto acaba por gerar resistência entre as pessoas, que não se identificam com as situações apresentadas. Muitos de nós sofremos da síndrome do “Só acontece com os outros”. E ninguém gosta de ser ameaçado com punições.

Uma boa surpresa entre as campanhas sobre Segurança no Trânsito é a que foi lançada nesta semana pelo DETRAN RS. Uma história curta e leve que nos faz pensar sem apelar excessivamente! Veja o vídeo abaixo!

Verão para Todos – Campanha de Verão 2016-2017 – DETRAN-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *