Gestão de Segurança Patrimonial – Ferramentas Auxiliares

Segurança Patrimonial - Ferramentas

Ferramentas Auxiliares à Gestão de Segurança Patrimonial

O trabalho de gestão de Segurança Patrimonial é grandemente beneficiado pelo uso de tecnologia. Por ser uma área estratégica para muitos tipos de indústrias, já existem inúmeras soluções já desenvolvidas. Neste artigo analisaremos a viabilidade e aplicabilidade de algumas delas.

Sistemas de Controle

Toda a burocracia envolvida na gestão de Segurança Patrimonial até pode ser feita somente em papel. Mas não é o recomendado.

As empresas desta área costumam instruir seus funcionários a registrar tudo no “Livro” (na verdade, um simples caderno), que fica disponível nos locais de trabalho. Estes registros, no entanto, são por demais simplificados e servem mais para a própria empresa de Segurança Patrimonial.

Caso se opte por uma gestão em papel, devem ser definidos todos os formulários para todas as atividades. Deve ser definido também a forma como controlar a papelada gerada: onde armazenar, por quanto tempo reter, o que fazer depois de passado este tempo. etc. A experiência mostra que esta forma de gestão, com papéis, é caótica.

O ideal é usar algum sistema especializado. Existem boas soluções no mercado, especialmente quando se fala em Controle de Acesso. Para as demais necessidades, já existem módulos específicos e podem ser desenvolvidas soluções customizadas. Como última alternativa, podem ser usadas planilhas eletrônicas, que são um pouco (bem pouco) melhores que fazer gestão com papéis.

Controle de Acesso

Os sistemas de controle de acesso ajudam a automatizar muitas das rotinas explicadas no artigo anterior, “Gestão de Segurança Patrimonial – Dimensionamento“.

Com estas soluções, eliminam-se papéis e melhoram-se muito os registros. Estes sistemas são integrados e configuráveis.

É possível, por exemplo, bloquear determinada catraca de acesso a determinados funcionários em dada hora do dia. Não sendo necessária outra interação humana além da programação do sistema.

O mesmo conceito se aplica à liberação de acesso de veículos.

Sem dúvida, estes sistemas agregam muito valor às empresas por permitir formar um histórico pesquisável que capacita a empresa responder à peguntas tais como “a que horas fulano entrou,onde esteve e a que horas saiu?”. Responder esta pergunta pesquisando em formulários de papel demoraria dias. Com um sistema, é resolvido em minutos.

Controle de Rondas

Conforme explicado no artigo anterior, rondas são importantíssimas. São, também, difíceis de gerenciar. Isto se deve ao fato de que as pessoas tendem a relaxar em suas atividades ao longo do tempo. Mesmo o melhor vigilante será tentado a deixar de fazer sua ronda em uma noite fria e /ou chuvosa caso não tenha que prestar contas a alguém.

Neste aspecto o controle de rondas, feito com o bastão auxilia muito. Ao obrigar o vigilante a “bater” o bastão nos leitores espalhados ao longo do percurso da ronda, tem-se a certeza que a ronda foi efetivamente feita.

Estes sistemas também geram históricos, fazendo com que seja possível confrontar os horários de ronda com eventuais ocorrências. Isto ajuda muito na resolução de qualquer ocorrência tal como furto, invasão e etc.

CFTV

Os circuitos fechados de televisão já se tornaram tradicionais no meio da Segurança Patrimonial tal é a sua importância e versatilidade de uso.

É o único sistema que é capaz de flagrar irregularidades e gerar registros incontestáveis de sua ocorrência.

Como explicado no artigo sobre Rotinas de Segurança do Trabalho, sua utilidade é diretamente proporcional ao conhecimento que se tem de como tirar o melhor proveito.

Próximos Passos

No artigo seguinte, será apresentada uma maneira de dimensionar a equipe de Segurança Patrimonial em função de seu Diagnóstico.

https://www.leonidasseg.com.br/gestao-de-seguranca-patrimonial-dimensionamento

Artigo Anterior

https://www.leonidasseg.com.br/gestao-de-seguranca-patrimonial-rotinas-tipicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.