zEPI – Alternativa de Uso de Sistemas para Gestão de SMS

Tendência Definitiva

A Revista CIPA apresenta na capa do seu No. 445, a partir da página 84 um artigo muito interessante acerca do uso de sistemas para fazer a gestão de SMS.

É certo que o grande motivador do uso de sistemas informatizados aplicados à esta gestão é o advento do eSocial.

Em nossa visão os profissionais de segurança e meio ambiente estão bastante atrasados na forma como fazem o controle dos dados importantíssimos de suas áreas de atuação. Neste contexto, os profissionais da área médica, responsáveis pelos dados de saúde, estão bem mais organizados. O artigo da Revista Proteção parece concordar com nosso posicionamento.

Entre técnicos e engenheiros ambientais e de segurança ainda é muito comum o uso de formulários em papel e planilhas eletrônicas. O uso de gestão em papel é anacrônico e inadequado. Os dados a serem usados para o eSocial devem NECESSARIAMENTE estar em meio eletrônico. Planilhas eletrônicas são extremamente úteis para fazer os controles do dia-a-dia, mas são inadequadas ao eSocial. Não há como comunicar dados de planilhas aos computadores responsáveis pelo recebimento destes dados por parte do governo.

Resistência à Adoção de Sistemas Dedicados à SMS

Existem diversas possíveis razões para o atraso na adoção de sistemas informatizados por parte dos profissionais de segurança e meio ambiente. Entre estas destacamos:

  • Alto custo dos sistemas especializados;
  •  Dificuldade de uso destes sistemas;
  • Apego à tradição;
  • Inadequação das adaptações dos sistemas de RH e ERP;

Destas razões, a terceira DEVE mudar. Não há espaço para saudosismo ou tradicionalismo na gestão profissional de SMS. Os profissionais mais antigos terão que se adaptar. Os profissionais mais novos já devem aprender a trabalhar fazendo uso de ferramentas modernas. A razão por trás deste apego à tradição, alegadamente a necessidade de se produzirem evidências válidas frente à demandas judiciais, já mudou. O próprio sistema jurídico já foi informatizado, entende e aceita as novas tecnologias.

Restam então as razões do alto custo, dificuldade de uso e inadequação das adaptações. Todas são verdadeiras. Não são todas as empresas que estão dispostas a investir em mais um sistema de gestão, dado que a maioria já conta com algum sistema ERP, de RH ou similar instalado e reluta em investir em um novo sistema. As razões para esta relutância costumam estar ligadas aos custos ou ao receio de aumentar a complexidade da infra-estrutura de Tecnologia da Informação.

Alternativas Não Tão Boas

Mesmo nas empresas dispostas a investir em um sistema especializado em SMS, o resultado muitas vezes é frustrante. Estes sistemas costumam ser pesados, complexos e difíceis de usar e manter. Muitos são baseados em conceitos de gestão desenvolvidos em outros países que simplesmente não atendem às demandas impostas pela regulamentação barsileira de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Isto acaba forçando as equipes que os usam a desenvolver diversos controles paralelos para atender a todas as suas necessidades.

Do outro lado, a solução mais agradável às áreas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, que é adequar os sistemas já existentes através da adoção de “módulos de SMS” apresentados pelos fabricantes dos grandes sistemas ERP e de RH, também costuma trazer muita frustração. Estes “módulos” costumam ser desenvolvidos com foco em RH ou TI, deixando o cerne da questão (Gestão de SMS) descoberto ou abordado de forma simplista, equivocada ou artificialmente complexa. É muito comum ver boas equipes de SMS realizando tarefas de harmonização de dados para inserir nestes sistemas, o que é um absurdo e um desperdício.

Nossa Solução

Dentro deste contexto, a LBM DATA apresenta um conceito diferente.

Sistema zEPI
Tela Principal do zEPI

Nossos sistemas são totalmente modulares e intercambiáveis, focados no atendimento às necessidades de SMS e à garantia de conformidade regulamentar.

O zEPI, nosso primeiro produto, foi construído com uma única finalidade: Otimizar a gestão de EPIs. Dentro desta otimização consta a geração de dados para o eSocial, controle de estoques e registro de entregas por biometria em interfaces fixas (PC) ou móveis (Android). Simples assim. Conheça o zEPI. Resolva seu problema de gestão de EPIs. Construa ou fortaleça a base de sua gestão de SMS e esteja preparado para o eSocial.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Leonidas Brasileiro
Artigos: 72